Chapelaria Social

A Chapelaria Social é um projeto da Rede Rua que trabalha a favor da população em situação de rua na cidade de São Paulo. Localizado na região do Brás, a Chapelaria conta com oferta de 84 armários onde as pessoas podem guardar seus pertences provisoriamente.

Para além das bagagens, no espaço acontece atendimento social, biblioteca, bazar comunitário, oficinas de geração de renda, rodas de conversas, formação e principalmente serve como espaço de convivência para o público atendido. O projeto conta com o apoio do Instituto das Irmãs de Santa Cruz, Mitra Arquidiocesana de São Paulo, voluntários da Associados da Rede Rua.

Para a além da guarda de pertences pessoais, o espaço oferece um momento de convivência, conscientização e sociabilidade, reconhecendo a população em situação de rua como sujeitos de direitos, cuja acolhida e o trabalho social e pedagógico é fundamental para a busca do processo de saída das ruas.

WhatsApp Image 2018-09-04 at 17.09.43
Roda de Conversa

A acolhida se dá na recepção do serviço, neste momento a equipe realiza a escuta e acolhimento das demandas de guarda de pertences e mapeia os interesses e necessidades dos atendidos identificando a possibilidade em que a Equipe Técnica, Equipe Socioeducativa e Equipe de Apoio poderão atuar.

O atendido é encaminhado para uma vaga no armário, quando disponível. Neste local realizam para guarda de seus pertences em ambiente acolhedor, reservados para a guarda de pertences pessoais de forma privativa. O ambiente possui câmeras de segurança de modo a garantir a integridade dos pertences. Após a guarda de seus pertences, o atendido é encaminhado para o atendimento social, para que o técnico possa também realizar a acolhida, realizar a escuta, o estudo social, construir um acompanhamento individual, fazer orientações e acompanhar o atendido.

É papel também do Serviço Social buscar contato com familiares e /ou pessoas de referência, identificar as necessidades de encaminhamentos para programas sociais e serviços da rede socioassistencial. No Serviço Social a aposta é, principalmente, na dimensão pedagógica da profissão, orientando e dialogando com as/os atendidas/os.

WhatsApp Image 2018-09-04 at 17.08.37 (1)
Parceria Consultório da Rua

É dessa relação que emerge informações em que podemos atuar e construir propostas e alternativas mais duradouras com a população em situação de rua. O trabalho exige: autonomia; criatividade; exercício da dimensão investigativa para identificar a demanda real ocultada pela demanda aparente; defesa de direitos, considerar a participação das pessoas em situação de rua e posicionamento político.

No atendimento individual é possível dialogar sobre a situação de rua enfrentada, serviços em que são referenciados, condições de saúde, vínculos familiares, trabalho, educação, renda, moradia, entre outros temas. Elenca-se junto com o atendido as áreas em que podemos contribuir e organizamos estratégias e acordos para que isso aconteça. Boa parte dessas estratégias perpassam a articulação e inclusão no sistema de proteção social.

Como acessar?

A população em situação de rua tem livre acesso à Chapelaria e demais serviços oferecidos na unidade, ao chegar na recepção é feito a acolhida, entrevista inicial e vinculamento ao serviço.

Funcionamento

Atendimento continuo de segunda à sexta das 7hs30 horas às 16 horas.

Localização

Rua Campos Sales # 88
Brás - São Paulo – SP
CEP: 03041-090

Equipe de Coordenação

Nome: Andreza Do Carmo
E-mail: chapelaria.social@gmail.com
Facebook: Chapelaria Social
Telefone: 11 2384-1812
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: