Comemorações no último dia do Curso “Comunicando a Rua”

Marina Ferreira

 O Curso “Comunicando a Rua”, que aconteceu na Rede Rua de Comunicação, no Brás, se encerrou na última terça-feira, dia 28 de março. O objetivo do curso foi capacitar pessoas em situação de rua para a prática da comunicação popular, através de videorreportagem, fotografia, produção de matéria para jornal impresso, entre outras.
No encerramento, os alunos participaram de dinâmicas e reflexões sobre esses cinco meses de oficinas, e ainda comemoraram os aniversariantes do mês. Também avaliaram o curso e os impactos que causou na vida de cada um.

“Foi muito bom para mim o momento que estive aqui, porque o Curso “Comunicando a Rua” ajudou-me a desenvolver minha escrita. Aqui, vivi bons momentos de confraternização com meus amigos de oficina. Eu tenho certeza que essa experiência vai me acompanhar no meu dia a dia”, afirma Fábio do Nascimento, aluno do curso que voltou a estudar e pretende prestar vestibular no fim do ano.

Para nós, da Rede Rua, foi um grande orgulho e surpresa ver como esses alunos desenvolveram habilidades que há muito estavam adormecidas. Além disso, muitos também descobriram talentos que nem sabiam que tinham.
3.jpg

No nosso meio estavam cordelistas, chargistas, escritores e repórteres. Todos com muito talento e cada um usando-o de um modo diferente.

O Seu José, por exemplo, redescobriu aqui no curso o prazer pela escrita, que há muito havia perdido. Criou até um nome artístico, “Sô Zé”. “Desde setembro eu estou vindo aqui, escrevendo. Foi bom para mim, porque eu tinha perdido o costume de escrever. Fora isso, aqui aprendi muito da língua portuguesa. Está sendo excelente pra mim”, contou.

Jamille Lopes, assistente social da Pousada da Esperança, também participou do curso, e conta que se sentiu realizada com os resultados positivos, feliz e empoderada.

O curso foi ministrado e coordenado pelos jornalistas da Rede Rua, Fabiano Viana, Mayara Nunes e Marina Ferreira.

“Neste tempo de curso e encontro de formação e aprendizagem sobre comunicação popular, mudou e se confirmou em mim que todos nós somos jornalistas populares. Nós temos o direito à comunicação e somos capazes de produzir a nossa comunicação. Do nosso jeito!”, afirma Fabiano, contente com os resultados e com a certeza de que os alunos estão qualificados para fazer sua própria comunicação.

Daniel “Snoopy”, como é conhecido pelos amigos, é um DJ nato, e cuidou da trilha sonora da festa, que contou com bexiga, bolos e salgadinhos. Para ele, o curso trouxe “experiência, companheirismo, sabedoria e aprendizado”.

Agora, o próximo módulo do curso “Comunicando a Rua” acontecerá na Pousada da Esperança, em Santo Amaro, e as inscrições serão abertas em breve. Portanto, os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação da Rede Rua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s