CONDEPE realiza cerimônia de Posse do Conselho Gestor 2016-2018

Marina Ferreira

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana realizou ontem, 19, no Tribunal de Justiça de São Paulo, a cerimônia de Posse do Conselho Gestão 216-2018, que visa fortalecer e melhorar medidas públicas voltadas para a questão dos direitos humanos.
” Uma meta inicial do CONDEPE é o fortalecimento da sociedade civil, porque esse momento histórico exige isso, fortalecer a sociedade civil dentro do CONDEPE e fortalecer o conselho de entidades”, afirma Maria Nazaré Cupertino, presidente do Conselho e integrante da Rede Rua, quando questionada sobre as propostas da Gestão.
O principal objetivo do CONDEPE é fazer com que cada vez mais pessoas possam conquistar seus direitos, que haja participação social e popular, descentralizando o Conselho.

“A gente acha fundamental que os conselhos façam a prática da democracia e não só exijam democracia, é preciso começar em casa representando e abrindo pra todos os segmentos sociais: o movimento negro, o hip hop, a população de rua, LGBT, pessoal do encarceramento na cidade, a juventude. Isso é um grande legado”, reflete Rildo Marques de Oliveira, do movimento nacional de direitos humanos e ex presidente do Conselho.

Um dos assuntos mais abordados foi a violência da polícia do estado e medidas que devem ser tomadas para que haja uma mudança nesse sistema. “Uma meta que a gente tem pra médio prazo é fazer uma audiência pública com organismos internacionais pra tratar da ação policial no estado de São Paulo, principalmente nas manifestações”, pontua Nazaré.

Leandro da Silva Pereira, integrante do MTST de Ribeirão Preto, participou do conselho e concluiu: ” achamos que foi um progresso, um passo que demos aqui em benefício da população brasileira.”

Foram deixados 5 relatórios no Conselho: a situação do sistema carcerário, comunidades terapêuticas e as violações de direitos, violência policial que ocorre no estado, a situação da criança e do adolescente na Fundação Casa e um relatório geral de todas as situações de violação da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s