A necessidade de assistência a LGBTs e mulheres em situação de rua

Marina Ferreira

O Movimento Nacional da População em Situação de Rua de Natal –RN criou um projeto que visa a implementação de um núcleo especial para mulheres e LGBTs dentro desse centro . A carta com o projeto foi apresentada no 3º Congresso Nacional da População em Situação de Rua, que aconteceu em Belo Horizonte, em agosto.
Segundo apresentado no projeto, “as mulheres e grupo dos LGBTs em situação de rua precisam enfrentar uma realidade profundamente masculinizada e cheia de preconceitos, que se impõe de forma muito mais brutal nas ruas, do que nos casos de violência e preconceito vivenciados cotidianamente por grande parte das mulheres e LGBTs que não estejam em situação de rua.” Além disso, as mulheres têm necessidades específicas quanto à saúde e cuidados com o corpo, “a menstruação, a gravidez e o cuidado com os filhos”.

De acordo com Elenilson Pessoa, gay e morador em situação de rua da cidade de Natal, o atendimento de saúde é precário para os LGBTs e mulheres, pois “para fazer um exame de sangue num hospital é necessário comprovante de residência.”

Doenças sexualmente transmissíveis são comuns entre esse público, o que torna exames médicos extremamente urgentes. Mesmo que se consiga o comprovante – que pode ser fornecido em um centro pop – a maioria já não acredita mais em uma chance de recomposição social. “Elas perderam totalmente a essência de seres humanos, elas estão perdidas”, afirma Elenilson.

A questão da saúde e da capacitação seriam os passos mais importantes para trazer de volta a dignidade das mulheres e LGBTs. Mas o principal é o respeito, serem atendidas por funcionários que as tratem humanamente e sem preconceito e por colegas que respeitem suas escolhas e condições para que possam se sentir seguras na tentativa de reintegração à sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s